Campanha da ONU pelo fim da violência contra juventude negra recebe apoio de Isaltino Nascimento

Em 06/11/2017 - 19:11
-A A+
Reunião Plenária

PROBLEMA – “Para a ONU, o racismo é uma das principais causas históricas da situação de violência e letalidade a que a população negra está submetida.” Foto: Roberto Soares

A Organização das Nações Unidas no Brasil lança nesta terça (7) a campanha Vidas Negras, pelo fim da violência contra jovens negros. A iniciativa foi abordada pelo deputado Isaltino Nascimento (PSB) na Reunião Plenária desta segunda (6). O parlamentar destacou que a ação envolve 26 organismos da ONU no Brasil e pretende sensibilizar sociedade, gestores públicos, sistema de Justiça, setor privado e movimentos sociais a respeito da importância de políticas de prevenção e enfrentamento da discriminação racial.

“Para a ONU, o racismo é uma das principais causas históricas da situação de violência e letalidade a que a população negra está submetida. Atualmente, um homem negro tem até 12 vezes mais chance de ser vítima de homicídio no Brasil do que um não negro, segundo o Mapa da Violência”, apontou o socialista para ressaltar a importância da campanha.

Outro dado informado por Nascimento é que, enquanto a taxa de homicídios vitimando negros aumentou 18% para cada cem mil habitantes, entre 2005 e 2015, houve queda de 12% no número de assassinatos entre a população não negra.

O deputado também salientou o resultado de pesquisa realizada pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e pelo Senado Federal, apontando que 56% dos brasileiros concordam com a afirmação de que “a morte violenta de um jovem negro choca menos a sociedade do que a morte de um jovem branco”.

“Esses dados revelam o grau de indiferença com que os brasileiros têm encarado um problema que deveria ser de todos. E demonstram que no século 21 ainda estamos vivendo os rescaldos dos 400 anos em que o Brasil passou sob a égide da escravidão”, avaliou.

Nascimento, que é líder do Governo na Alepe, ainda registrou os eventos promovidos no Estado em comemoração ao Mês da Consciência Negra, celebrado em novembro. “Iniciamos as celebrações com a Caminhada dos Terreiros, no dia 1º, e no próximo dia 23 vamos fazer um Grande Expediente Especial para reverenciar a luta do povo negro no nosso Estado”, anunciou.