
INSPEÇÃO – Grupo vistoriou barragem e alguns trechos do manancial. Foto: João Bita
Lixo, esgoto, assoreamento e construções irregulares. Esses foram alguns dos problemas identificados, nesta segunda (22), pela Frente Parlamentar de Revitalização do Rio São Francisco e demais Rios de Pernambuco, em visita ao Rio Pirapama, no município do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife.
A comitiva vistoriou a Barragem de Pirapama e alguns trechos do manancial. Na altura da “Ponte da Rhodia”, o rio está assoreado e com grande quantidade de lixo. Um morador da comunidade localizada à margem desse trecho, Marcos Luiz, denunciou que empresas despejam resíduos e produtos químicos na água. “Eles jogam tudo no rio, desde trapos, restos de óleo de carro e até a água resultante da lavagem de corpos por uma funerária”, afirmou.
Na Estrada de Pirapama, que margeia o curso d’água, a Frente Parlamentar verificou a construção de casas e comércios irregulares, que não dispõem de saneamento básico. Na área da barragem, outro morador, o ex-vereador José Rafael do Nascimento, também comentou a existência de irregularidades. “As margens da Barragem de Pirapama têm criações de porcos irregulares”, disse o ex-político, acrescentando que os resíduos resultantes dessa atividade escoam para dentro da represa. José Rafael defendeu a criação de uma reserva florestal no entorno da área para recuperar a flora local e melhorar a qualidade da água. Segundo ele, o Governo do Estado chegou a fazer estudos nesse sentido, mas a ideia não seguiu adiante.
O Rio Pirapama tem cerca de 80 quilômetros de extensão e 77% de sua bacia está no município do Cabo de Santo Agostinho. Esse foi o oitavo rio monitorado pelo colegiado, que pretende elaborar um relatório aos órgãos e autoridades competentes sobre as condições e medidas a serem tomadas para melhorar a qualidade fluvial do Estado de Pernambuco.
O coordenador da Frente dos Rios, deputado Odacy Amorim (PT), fez um balanço da visita. “Com essas inspeções, a gente passa a conhecer melhor o que acontece no dia a dia da comunidade. E assim, sonhamos em ver Pernambuco totalmente saneado, com as cidades dispondo de água de qualidade nos mananciais e nas torneiras da população”, ressaltou.
Os rios São Francisco e Pajeú serão os últimos a receber a inspeção da Frente Parlamentar. Após a fase de visitas, o colegiado ainda promoverá reuniões e audiências públicas para agregar mais informações ao relatório.