
DEBATE – Deputado defendeu convocação de audiência pública para discutir decisão. Foto: Roberto Soares
O deputado Pastor Cleiton Collins (PP) divergiu de recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que adverte a Câmara do Recife sobre a realização de cultos e de práticas litúrgicas em prédios do Legislativo municipal. Em discurso no Plenário, nesta segunda (24), o parlamentar defendeu a convocação de audiência pública para discutir o entendimento do órgão, contrário às celebrações religiosas no Parlamento. “É importante debater esse tema e proteger a pluralidade, porque isso pode recair sobre outros poderes no futuro”, argumentou.
A recomendação, encaminhada à Mesa Diretora da Câmara do Recife na semana passada, sugere que aquela instituição se abstenha de autorizar a prática de rituais religiosos em suas dependências. “A expressão da fé pode acompanhar o sujeito onde ele estiver, independentemente da religião”, opinou Cleiton Collins. “É preciso ter cuidado para que não haja perseguição religiosa”, alertou.
O deputado registrou apoio à intenção anunciada pela vereadora Missionária Michele Collins (PP) de apresentar requerimento junto ao MPPE para solicitar a realização da audiência pública sobre o assunto. “Todos devemos nos unir e reforçar o pedido da vereadora, buscar o apoio de todas as manifestações para essa discussão”, acrescentou.