Os 70 anos da Casa Militar foram comemorados em Reunião Solene nesta quarta (8), no Plenário do Museu Palácio Joaquim Nabuco. A homenagem foi proposta pelo líder do Governo, deputado Waldemar Borges (PSB). Criado pelo Decreto nº 1.334, de abril de 1946, o órgão faz assessoramento direto aos governadores de Pernambuco no que se refere a assuntos de representação militar, assistência e segurança pessoal, além de desenvolver atividades de apoio à defesa civil.
O deputado Aluísio Lessa (PSB), que coordenou a reunião, ressaltou os serviços prestados visando à manutenção da segurança institucional. “Ressalto, nesta oportunidade, a importância da Casa Militar para o Governo de Pernambuco”, comentou.
Waldemar Borges também salientou “os relevantes serviços prestados visando ao bom funcionamento das estruturas do Governo, bem como diretamente aos cidadãos e cidadãs do Estado”. Como exemplo, citou a atuação do órgão em desastres naturais como enchentes. Borges lembrou, ainda, o papel dos servidores, que atuam com “zelo e responsabilidade”.
O chefe da Casa Militar, coronel Eduardo Pereira, agradeceu a homenagem. Ele lembrou que as atribuições do órgão foram ampliadas durante as enchentes que devastaram a Zona da Mata e parte do Agreste, entre 2010 e 2011. Pereira recebeu das mãos de Waldemar Borges uma placa comemorativa. A Reunião Solene também teve a participação dos músicos Maciel Melo e Ananias Júnior.