As demissões registradas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), no últimos meses, as condições da assistência prestada nesses centros, e ainda o aumento no número de casos de microcefalia, no Estado, entrarão na pauta de audiência pública da Comissão de Saúde, nesta terça (24). Presidido pelo deputado Odacy Amorim (PT), o colegiado promoverá o encontro a partir das 10h, no auditório da Assembleia Legislativa – 6º do edifício Anexo I.
O terceiro tema a ser abordado pelo grupo parlamentar, na ocasião, foi sugerido pela deputada Socorro Pimentel (PSL). A parlamentar, que é integrante do colegiado, havia proposto a discussão na tribuna, na semana passada, em virtude do crescimento das ocorrências de microcefalia. Até o último dado revelado pela Secretaria Estadual de Saúde, tinham sido notificados 268 casos, em Pernambuco, sendo 21,6% somente no Recife. A má-formação se caracteriza pelo desenvolvimento inadequado no crânio do bebê, que é menor do que o de uma criança da mesma idade.
O encontro, aberto à participação de todos, também registrará a passagem do Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado na quarta (25). Estão sendo aguardados para a discussão o secretário de Saúde do Estado, José Iran Costa Júnior, o secretário de Saúde do Recife, Jaílson de Barros Correia, o Procurador-Geral de Justiça de Pernambuco, Carlos Augusto de Arruda Guerra, o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, de demais entidades.
Serviço:
Tema: Situação das UPAs, aumento dos casos de microcefalia e a passagem do Dia Nacional do Doador de Sangue.
Quando: Terça-feira (24), às 10h.
Onde: Auditório do Anexo I da Assembleia Legislativa. Rua da União, 439, 6º andar.
*Foto da home: Secretaria de Saúde de Pernambuco