
RECONHECIMENTO – De origem cristã, denominação evangélica completou 160 anos no País. Foto: Rinaldo Marques
O aniversário da fundação da primeira igreja da teologia congregacionalista no Brasil foi lembrado em solenidade na Assembleia Legislativa, nesta quarta (16). Por sugestão do deputado Cleiton Collins (PP), os 160 anos da Igreja Evangélica Congregacional no Brasil mereceu homenagens de parlamentares e fiéis na Casa Joaquim Nabuco.
De origem cristã, o culto baseia-se na liberdade de consciência e de escolha, e considera cada grupo de fiéis uma igreja autônoma, sem subordinação a autoridades eclesiásticas para reflexão teológica. Foi o missionário protestante escocês Robert Kalley quem iniciou as atividades do congregacionalismo no Brasil, ao fundar a Igreja Fluminense em 1855.
Presidente no Nordeste da União das Igrejas Congregacionais do Brasil, Paulo Bispo de Carvalho agradeceu a homenagem do Poder Legislativo. “Este momento é muito importante para nossa caminhada e para nossos ideais”, declarou. O religioso recebeu, das mãos do deputado Cleiton Collins, o Catálogo de Peças Museais do Palácio Joaquim Nabuco.
Uma das lideranças evangélicas na Alepe, Collins afirmou que, na sua origem, a congregação lutou por direitos para pessoas que não professavam a fé católica no Brasil, à época do Império, “deixando-nos um legado inestimável para a liberdade religiosa”. O deputado evangélico Professor Lupércio (SD), que presidiu a solenidade, parabenizou a Igreja “pela orientação espiritual às famílias brasileiras”.