
HOMENAGEM – Cerimônia presidida por Guilherme Uchoa foi solicitada por Ricardo Costa. Foto: Jarbas Araújo
O aniversário de 50 anos da Rede Globo de Televisão foi comemorado em Reunião Solene na noite desta terça (2), no Plenário da Casa Joaquim Nabuco. A homenagem foi solicitada pelo deputado Ricardo Costa (PMDB), e também celebrou os 43 anos da Rede Globo Nordeste em Pernambuco.
Fundada em 26 de abril de 1965, no Rio de Janeiro, a TV Globo é hoje a segunda maior rede de televisão comercial do planeta, assistida diariamente por cerca de 150 milhões de pessoas. “O Brasil tem orgulho de contar com uma das maiores emissoras do mundo, que se tornou realidade pela visão e força de vontade do jornalista Roberto Marinho”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Uchoa (PDT).
A Rede Globo está presente em mais de 98% do território brasileiro, com 117 afiliadas e cinco emissoras próprias. Já a cabeça de rede pernambucana iniciou suas operações em 22 de abril de 1972. Outros 130 países acompanham a programação por meio da Globo Internacional.
“É uma trajetória que se confunde com a história da televisão no Brasil, sempre pautada por pioneirismo e inovação”, elogiou Ricardo Costa. Ele fez a entrega da placa comemorativa ao diretor regional da Globo, Celso Coli. “Trago as desculpas da Família Marinho, que não pôde estar aqui hoje, e agradeço ao Legislativo a homenagem”, disse Coli.
Também participaram do evento a diretora de jornalismo da Globo Nordeste, Jô Mazzarolo, e o diretor comercial da emissora, Iuri Leite, além do presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), Valdecir Pascoal, do secretário-chefe da Casa Civil de Pernambuco, Antônio Figueira, e do secretário de Imprensa do Recife, Alexandre Maciel.