A Fundação Carlos Chagas divulgou, nesta quinta (13 de março), o número de inscritos para o concurso público da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Ao todo, 41.719 pessoas se inscreveram para concorrer as 100 vagas disponíveis. O cargo com o maior número de inscritos foi o de Agente Legislativo (nível médio), que atraiu 30.294 candidatos. Para essa opção, estão sendo oferecidas 40 vagas, sendo duas para pessoas com deficiência.
Entre os cargos de Analista Legislativo (nível superior), destaque para as áreas de Consultoria Legislativa e de Comunicação. Para a função de consultor com especialidade em Direito Constitucional, Administrativo e Eleitoral, por exemplo, se inscreveram 2.804 pessoas, o que representa uma concorrência de 467 candidatos por vaga, a maior entre os cargos que exigem o terceiro grau. Outra opção muito concorrida foi a de consultor com especialidade em Administração e Políticas Públicas, que recebeu 1.647 inscritos.
Segmentado em quatro áreas Mídia Impressa, Rádio, TV e Mídias Digitais o setor de Comunicação está oferecendo um total de 20 vagas. A função que oferece o maior número de vagas também conta com a maior quantidade de inscritos: 892 pessoas irão concorrer as sete vagas para Mídia Impressa. Logo em seguida, vem a área de TV, com 465 inscritos.
Os demais cargos de Analista Legislativo estão distribuídos entre os setores de Engenharia, Contabilidade, Informática e Biblioteconomia. Os salários iniciais serão de R$ 4.780,74 (nível médio) e R$ 11.315,33 (nível superior). As provas serão realizadas nos próximos dias seis e 13 de abril. (F.M)