
O advogado, empresário e pecuarista Osvaldo de Souza Coelho, ex-deputado federal por oito mandatos e outras três vezes eleito para a Casa Joaquim Nabuco, foi homenageado, ontem, em Reunião Solene, na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A iniciativa foi solicitada pelo deputado Antônio Moraes (PSDB).
A solenidade foi presidida pela deputada Terezinha Nunes (PSDB), que lembrou que o homenageado será agraciado, hoje, com a Medalha Leão do Norte, por sua indicação. “Osvaldo Coelho é patrimônio de Pernambuco. É exemplo de caridade, porque antes de pensar em si mesmo, pensa no povo pernambucano e nos pobres do Sertão”, ressaltou.
Para Antônio Moraes, “a história do Sertão do São Francisco tem dois momentos: antes e depois de Osvaldo e de seu irmão Nilo Coelho”. O parlamentar também lembrou o incentivo de Osvaldo Coelho ao desenvolvimento da educação na região, citando o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
“Gente de sua estirpe, que ama a política, Pernambuco e o Brasil; hoje, são referências boas em tempos difíceis, em que há muito descrédito na política.
Seu bom exemplo é um incentivo”, enfatizou.
O homenageado recordou sua infância, juventude e a vocação precoce para a política foi eleito deputado estadual aos 22 anos. “Do meu pai, tive como lição a certeza de que não há dificuldade que resista ao trabalho. Foi assim que cheguei até aqui.” Osvaldo Coelho ainda defendeu uma política especial para o Nordeste e de mais incentivo à educação. Ao final, emocionado, admitiu “não ter palavras com as quais pudesse agradecer a homenagem que recebia”.
Participaram da Reunião Solene os ex-governadores Roberto Magalhães e Gustavo Krause e o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio. A vereadora Priscila Krause representou a Câmara Municipal do Recife.
O cantor Ed Carlos, o sanfoneiro Zé Bicudo e o Coral Vozes de Pernambuco, formado por servidores da Assembleia Legislativa, entoaram músicas de Luiz Gonzaga, Jorge de Altinho e Roberto Carlos.