Igreja Católica – Diocese de Palmares festeja meio século

Em 20/09/2012 - 00:09
-A A+

Os 50 anos de criação da Diocese de Palmares, na Mata Sul, foram celebrados, ontem, durante reunião solene proposta pelo deputado Aluísio Lessa (PSB). O evento, presidido pelo 1º secretário, deputado João Fernando Coutinho (PSB), reuniu sacerdotes, diáconos e fiéis. “É uma justa homenagem que a Casa presta à Diocese pelo meio século de evangelização e pelas ações realizadas na formação do clero”, comentou.

Criada em 13 de janeiro de 1962, a Diocese teve como primeiro bispo dom Acácio Rodrigues Alves, que permaneceu por 38 anos. Após sua renúncia, em 2000, dom Genival Saraiva de França assumiu, permanecendo até os dias atuais. “A Diocese tem feito um relevante trabalho em prol da população mais carente”, disse Lessa, lembrando a atuação da Igreja em favor das vítimas das enchentes, na Mata Sul, em 2010.

Dom Genival agradeceu: “A homenagem é muito significativa e vamos nos esforçar ainda mais para corresponder às expectativas da sociedade, aqui representada pelo Parlamento”, observou o religioso, que recebeu uma placa alusiva à data.

Também foi apresentado um vídeo sobre a trajetória da instituição religiosa.

A Diocese abrange cerca de 18 municípios e 22 paróquias. Conta com as Comissões Pastorais da Terra; dos Pescadores; da Criança e a Carcerária. Em Pernambuco, há quase seis milhões de católicos, dos quais 240 mil estão na região da diocese, de acordo com o Censo de 2010.

No Estado, são dez dioceses: Recife e Olinda, Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Pesqueira, Afogados da Ingazeira, Floresta, Salgueiro e Petrolina.