Parlamento celebra 150 anos de São Bento do Una

Em 04/05/2010 - 00:05
-A A+

Localizada no Agreste, a 208 quilômetros do Recife, São Bento do Una completou 150 anos de emancipação política, no último dia 30, com muita festa. Por solicitação do deputado Pedro Eurico (PSDB), o Parlamento registrou o aniversário, ontem, durante reunião solene presidida pelo 2º secretário da Mesa Diretora, deputado Sebastião Rufino (PSB). “A emancipação política de um município é sempre motivo de celebração para a comunidade”, enfatizou Rufino.

As potencialidades culturais e econômicas do local nortearam o discurso de Eurico. “São poucos as localidades que apresentam tamanha capacidade. São Bento contabiliza características próprias, história e tradição”, lembrou o tucano.

Com 45 mil habitantes, ocupa a 33º posição no ranking da economia do Estado e tem forte participação na avicultura e na agropecuária. Eurico ainda registrou a necessidade de recuperar a bacia do Rio Una e preservar os casarios históricos do município.

Prefeito de São Bento do Una, Padre Aldo agradeceu a deferência e recebeu uma placa alusiva à data. “Representamos 0,55% da população pernambucana e receber essa homenagem da Casa do Povo é muito importante para nós”, pontuou.

São Bento foi elevada à categoria de cidade por meio da Lei Estadual 440, de 8 de junho de 1900. Em 1941, acrescentou-se o termo “do Una” para evitar que o município fosse confundido com outras localidades de mesmo nome. A região sempre se destacou. Sediou, inclusive, a primeira indústria de laticínios do Nordeste, em 1935.