A inauguração do Serviço de Radioterapia Professor Aluísio Bezerra Coutinho, do Hospital Pedro II, motivou o pronunciamento da deputada Nadegi Queiroz (PMN), na tarde de ontem. A iniciativa, vinculada ao Instituto Materno Infantil de Pernambuco Professor Fernando Figueira (Imip), conta com maquinário avançado, com acelerador linear digital; tomógrafo multi-slice simulador e braquiterapia de alta taxa de dose. “Será o primeiro serviço 100% do Sistema Único de Saúde (SUS) e deve beneficiar cem pessoas diariamente”, comemorou a parlamentar.
Estimativas sobre a ocorrência de câncer no Brasil apontam a incidência de 470 mil novos casos, anualmente. “O tipo mais comum é o câncer de pele não- melanoma, cerca de 115 mil registros. Em seguida, os cânceres de próstata (49,5 mil); de mama (49,4 mil) e de pulmão (27,2 mil), todos de maior gravidade”, enfatizou Nadegi.
O nome dado ao espaço é uma homenagem a Aluízio Bezerra Coutinho, que foi professor titular da Faculdade de Medicina do Recife e vice-diretor do Centro de Ciências Biológicas. Autor de diversos livros, ele faleceu em 31 de junho de 1997.
“O Governo do Estado, sensível à necessidade da população, reduz o tempo de espera para o tratamento”, elogiou. A solenidade inaugural, no dia 15 de junho, contou com a presença do governador Eduardo Campos; do presidente do Imip, Antônio Carlos dos Santos Figueira, entre outras autoridades.