Os trinta anos de um símbolo do Carnaval pernambucano, o Galo da Madrugada, foram comemorados nesta quarta (dezesseis de abril), em uma solenidade na Assembléia. A homenagem foi proposta pelo deputado Sebastião Rufino, do Democratas.
O clube surgiu em mil novecentos e setenta e oito, com o propósito de reviver as tradições dos festejos de Momo. Desde então, o bloco nascido no bairro de São José ganhou as ruas do centro do Recife no sábado de Carnaval, reunindo milhares de foliões.
Para o presidente da Assembléia, Guilherme Uchoa, do PDT, não se trata somente de homenagear um clube carnavalesco, mas enaltecer a iniciativa de Enéas Freire, responsável pelo êxito extraordinário da agremiação. O deputado ressaltou que o Galo divulga a cultura pernambucana em todo o mundo.
A agremiação já entrou no Livro dos Recordes como o maior bloco carnavalesco do planeta, por ter levado às ruas mais de um milhão de pessoas. Segundo Enéas Freire, presidente do Galo, é uma grande alegria e uma honra receber a homenagem da Assembléia. //
De acordo com Freire, o desfile do bloco mobiliza não só os foliões que brincam nas ruas do Recife, mas outras pessoas que acompanham a passagem da agremiação pela TV, superando a marca de dois milhões de seguidores.
Enéas ainda informou que a agremiação ganhará nova sede, em fase final de construção, na Praça Sérgio Loreto, no Bairro de São José.
Sebastião Rufino lembrou que o desfile do Galo tem repercussão internacional e é o maior destaque do Carnaval de Pernambuco. O parlamentar afirmou que a homenagem à agremiação é mais do que justa.//
Na solenidade dessa quarta, no Plenário da assembléia, a mini-orquestra do Maestro Lima Neto executou os famosos acordes do Hino do Galo e outras composições de frevo. Já o cantor Ed Carlos interpretou canções em homenagem ao bloco.(C.F.)
Enéas Freire
Deputado Sebastião Rufino