
Inaugurado no dia 3 de abril de 1941, o Hospital Regional de Limoeiro, também conhecido como José Fernandes Salsa, completou ontem 65 anos de existência. A data foi lembrada pelo deputado Sebastião Rufino (PFL). “A unidade de saúde atende a Limoeiro, no Agreste, e a mais 31 municípios. É um referencial na assistência médico-hospitalar na região do Vale do Capibaribe”, disse o parlamentar.
Construído com a ajuda da população, em um terreno doado pelo empresário que empresta nome ao hospital, o José Fernandes Salsa possui um quadro funcional de 473 profissionais com diversas especializações.
“O local ainda disponibiliza 86 leitos, beneficia uma média de 60 mil pacientes e realiza 120 mil exames por ano”, informou Rufino, acrescentando que o hospital conta com programas de estágio que visam colaborar com a formação de técnicos de enfermagem.
Entre os diretores que comandaram o José Fernandes Salsa, o pefelista destacou a gestão do médico Newton Pimentel. “Durante 28 anos, ele atuou nos setores médico e administrativo. Fez partos, consultas, cirurgias e dirigiu o estabelecimento com competência”, elogiou o parlamentar, citando, também, a atual diretora, a médica Márcia Solange. “Desde abril de 2005, ela se destaca pela segurança no gerenciamento desse importante hospital. Aliada ao dinamismo da gerente regional de saúde, Teresinha Marinho, ambas elevam a qualidade de vida da população do Vale do Capibaribe.” Atualmente, o Hospital Regional de Limoeiro realiza atendimentos de média complexidade e de emergência clínica e cirúrgica, além de possuir setores de pediatria, neonatologia, traumatologia, entre outros.
Rufino lembrou algumas melhorias feitas no Hospital Regional de Limoeiro.
“Destaco as obras ocorridas entre os anos de 1983 e 1985, durante o Governo Roberto Magalhães, abrangendo os setores de clínica e o bloco cirúrgico, e entre 2001 e 2003, no Governo Jarbas, modernizando a maternidade e a emergência.”