
Em visita, ontem, ao município de Goiana, na Mata Norte, a Comissão de Meio Ambiente constatou o despejo de vinhoto, resíduo final do processo de fabricação do açúcar ou da produção do álcool nas usinas, no Rio Goiana. A substância está poluindo o manancial e o ecossistema e vem prejudicando os pescadores. A denúncia foi feita pela Colônia de Pescadores Z-14 do município, que responsabiliza a Usina Santa Teresa.
Os integrantes do colegiado percorreram o local junto com os pescadores e estiveram, também, no leito do Rio Cabocó, um afluente do Rio Goiana, local em que o vinhoto vem sendo despejado diretamente. De acordo com a vice-presidente do colegiado, deputada Ceça Ribeiro (PSB), será elaborado um relatório com base nas imagens obtidas e nos depoimentos dos pescadores. O documento será encaminhado aos órgãos de fiscalização do Estado e ao Ministério do Meio Ambiente.
“Foi importante o dia em que viemos ao município porque pudemos constatar, in loco, o despejo do vinhoto no rio. Segundo informações da Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH), há 15 dias a Usina Santa Teresa foi multada em R$ 30 mil por causa do despejo anterior. Agora, ela comete o mesmo crime. Vamos até Brasília apresentar essa situação”, destacou. A deputada lembrou que a Santa Teresa poderia seguir o exemplo da Usina São José, em Igarassu, que trata os resíduos e os transforma em adubo.
O presidente da Colônia de Pescadores Z-14, André Nogueira, destacou que a contaminação com vinhoto acontece anualmente, durante a moagem da cana.
De acordo com o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Goiana, Fred Viegas, o município vem buscando soluções junto ao CPRH e ao Ibama. “Em relação ao caso de hoje (ontem), entraremos em contato, mais uma vez, com a CPRH para que seja tomada uma providência definitiva”, afirmou. A Comissão ainda visitou a Lagoa do Gomes, na Praia de Ponta de Pedra, em Goiana, onde constatou o aterramento da lagoa para a especulação imobiliária.