A aprovação da proposta do secretário estadual de Defesa Social, João Braga, para retirar todos os presídios da Ilha de Itamaracá foi solicitada, ontem, pela deputada Ceça Ribeiro (sem partido). “Como o projeto passará por esta Casa, espero que não haja empecilho para a concretização de um sonho que, desde 1980, vem sendo acalentado pela população”, destacou a parlamentar.
A iniciativa prevê a venda de 1,6 mil hectares da Ilha de Itamaracá, por meio de uma licitação internacional, com o objetivo de fortalecer o turismo na região. A verba arrecadada será investida na construção de unidades prisionais, em locais a serem definidos, e, assim, suprirá o déficit de 6.046 vagas no sistema prisional do Estado, que conta com 14.429 presos. Nas três unidades penitenciárias de Itamaracá: Agroindustrial São João, Barreto Campelo e Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico estão abrigados 2.100 detentos desse contigente.
O projeto foi levado pelo secretário ao governador Jarbas Vasconcelos, que autorizou a execução. O edital de licitação deve ser publicado até o fim do ano, após o entendimento entre as Secretarias de Defesa Social, de Desenvolvimento Urbano e de Turismo e a Assembléia Legislativa.
A deputada enfatizou a proposta de transformar a Penitenciária Agroindustrial São João em complexo turístico. “Não posso deixar de citar a colaboração do juiz de Itamaracá, Romero Aquino; da promotora Belize, autoridades policiais, empresários e a população que, de forma contundente, mostraram a necessidade do fechamento das unidades prisionais.”