Raimundo Pimentel denuncia administração de Araripina

Em 11/03/2004 - 00:03
-A A+

Parlamentares da Câmara de Vereadores de Araripina, município localizado no Sertão pernambucano, estão apresentando denúncias contra a administração do prefeito Emanuel Santiago de Alencar, conhecido como Emanuel Bringel. Entre as “irregularidades”, apontadas, ontem, pelo deputado Raimundo Pimentel (PSDB), estão o possível “envolvimento da Prefeitura com o desvio de recursos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e a contratação de empresas- fantasmas”.

De acordo com o parlamentar, “já foram apreendidos cerca de 180 formulários de proposta de licitação em branco, com o timbre da Prefeitura, contratando empresas que nunca existiram”. O relatório com as denúncias de irregularidades envolvendo o desvio de recursos federais do Peti mostra, entre outros itens, acusações de improbidade administrativa, estelionato e falsificação de documentos. A acusada, segundo Pimentel, é a primeira-dama, Maria Volusa Alencar, que ocupou a Secretaria de Ação Social do município. “O documento ainda registra casos de cadastamento de crianças falecidas”, salientou.

As denúncias vêm sendo investigadas pela Polícia Federal e pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal. O deputado ainda informou que 23 ações públicas já foram impetradas contra a gestão do prefeito Emanuel Santiago – sete encontram-se registradas na Comarca de Araripina, 13 na Procuradoria Geral, e outras três no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). “Acompanhado de vereadores do município, irei hoje (ontem) ao TJPE para cobrar o julgamento das ações penais”, anunciou.