A regulamentação do transporte alternativo na Região Metropolitana do Recife (RMR) e os problemas do sistema de transporte coletivo público do Estado foram discutidos pela Comissão Especial de Transporte, instalada na Casa no mês de março deste ano. O colegiado, presidido pelo deputado Nelson Pereira (PCdoB), realizou 13 reuniões e sete audiências públicas.
A comissão promoveu ainda visitas às Câmaras Municipais do Paulista e de Jaboatão dos Guararapes. As audiências contaram com a participação de representantes de outras cidades da Região Metropolitana, ocasiões em que os integrantes do colegiado conheceram as propostas para regulamentação das Kombis e Vans nesses municípios. O colegiado ainda discutiu a crise do sistema regular de transporte, os critérios de licitações utilizados pela EMTU para a concessão de linhas municipais, o envolvimento de policiais militares na fiscalização dos veículos alternativos e irregularidades na compra e venda de vale-transporte.
De acordo com Nelson Pereira, o principal objetivo do colegiado é buscar soluções para melhorar o sistema de transporte público em todo o Estado e apresentar propostas concretas ao Poder Executivo. Segundo ele, o grupo iniciou os trabalhos discutindo os problemas da Região Metropolitana e dará seguimento, no segundo semestre, às discussões sobre os problemas que atingem os municípios do interior. “Acho importante propormos ao Governo do Estado uma série de diretrizes comuns aos 14 municípios da RMR. De nada adianta a regulamentação dos alternativos de forma isolada”, afirmou Pereira. Para dar continuidade às ações, o parlamentar solicitou à Mesa a prorrogação do prazo de duração da comissão especial, que era, inicialmente, de sessenta dias.