A Assembléia Legislativa criou uma comissão para elaborar a proposta para o próximo Plano Plurianual (PPA), que irá compreender o período de 2004 a 2007. O PPA estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública estadual por um prazo de, pelo menos, quatro anos. A comissão foi presidida pelo diretor-geral da Casa, Luiz Carlos Matos, e, pela primeira vez, contou com a participação de representantes dos diversos setores da Assembléia. A proposta foi encaminhada à Secretaria de Planejamento do Estado, no início deste mês.
A iniciativa da Mesa Diretora em ouvir os representantes da Casa durante a elaboração da proposta foi avaliada de forma positiva pelo economista Edécio Lima, membro da comissão, e pela diretora do Cerimonial da Alepe, Socorro Vilaça. “Abrir o debate a todos os setores possibilitou uma identificação mais fidedigna das necessidades, o que permitirá atingirmos os objetivos com maior precisão”, disse Edécio Lima.
Para Socorro Vilaça, a grande vitória foi a possibilidade de “socializar o saber”. “No momento em que sabemos o que cada departamento faz, estamos socializando o saber, levando as informações a todos os setores e o trabalho de cada um é valorizado”, acrescentou.
O plano foi elaborado seguindo uma nova metodologia, que está sendo implantada em todo o Estado e visa dar maior ênfase aos resultados sociais dos diversos programas. Além disso, ao novo modelo, foram introduzidos indicadores que facilitam o acompanhamento das ações governamentais.
A proposta da Assembléia inclui cinco programas que objetivam dar suporte à realização das atividades legislativas. Depois de serem analisadas e consolidadas pelo Poder Executivo, as sugestões voltam à Casa, para apreciação em Plenário, no mês de agosto.