Comissão do Meio Ambiente discute Projeto Orla em Olinda

Em 03/07/2003 - 00:07
-A A+

Apesar do recesso parlamentar, a Comissão de Defesa do Meio ambiente realizou, anteontem, uma audiência pública para discutir o Projeto Orla do Governo do Estado, além de ligações pluviais clandestinas e a rede de esgotos no Bairro Novo, em Olinda. Por iniciativa do presidente do colegiado, deputado André Luís Farias – Alf (PDT), a reunião teve a participação de representantes da deputada Ana Cavalcanti, da CPRH, da Câmara de Vereadores, da Compesa e da Prefeitura de Olinda, além de lideranças do bairro.

Na ocasião, a prefeitura municipal anunciou a aplicação de R$ 800 mil de um convênio com a Funasa para finalizar o saneamento do bairro. De acordo com o projeto, o saneamento no local será finalizado com a ligação de 240 residências, resolvendo assim, parte dos problemas da localidade. Já a Compesa informou que irá promover uma ação imediata para regularizar a ligação de 60 residências que estavam lançando diretamente os seus dejetos no mar, na altura do quartel do Bairro Novo.

O projeto de revitalização da Orla de Olinda foi visto com críticas pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente. Segundo ele, a prefeitura quer apenas o reordenamento do comércio. ” O projeto pode ser ampliado com equipamentos de lazer e esportes, a avenida Beira Mar e o calçadão deveriam ser ampliados e a iluminação poderia ser reforçada. Os quiosques também deveriam ser padronizados”, enfatizou Alf. Ele esclareceu, ainda, que o Prodetur possui uma linha de financiamento na ordem de R$ 400 milhões para o Nordeste e que o município de Olinda poderia ser beneficiado.

O deputado também informou que a meta da comissão é visitar todos os municípios do Litoral de Pernambuco que deverão ser atingidos pelo projeto do Poder Executivo estadual. A próxima audiência, ainda sem data marcada, será em Jaboatão dos Guararapes.