A Assembléia Legislativa de Pernambuco está se preparando para receber o ISO 9001/2000. Durante todo o dia de ontem, chefes de divisões e seções estiveram reunidos para conhecer as novas normas do certificado, que tem entre os enfoques principais a interação entre as pessoas, a garantia do serviço e a satisfação do cliente. A próxima reunião acontecerá na quinta-feira, dia 9.
Este ano, os Departamentos de Assistência Legislativa e de Informática também foram incluídos no Programa de Gestão para a Qualidade Total.
De acordo com a coordenadora da equipe de consultores, Fátima Resende, o objetivo é apresentar as novas regras aos servidores e fazer com que a equipe comece a ser treinada. Além desses encontros, acontecerão outros dois em setembro, porém, dessa vez, o alvo será os auditores internos. “Após concluir o trabalho de transição, faremos uma auditoria interna e contrataremos um organismo certificador, para averiguar o nosso trabalho e se estamos de acordo com as normas do ISO 9001/2000”, explicou a coordenadora. Ela acredita que a ABS Quality Evaluation, a mesma que concedeu o Certificado ISO 9002/94 à Assembléia Legislativa, ano passado, será contratada novamente.
São oito os princípios da Gestão de Qualidade, segundo Fátima Resende: Foco no cliente, que são os gabinetes e parlamentares; Liderança para definir as diretrizes; Envolvimento das pessoas; Gestão de processos; Gestão sistêmica (inter-relação dos processos); Gestão baseada em indicadores; Parceria com os fornecedores; A melhoria continuada.
Segundo o diretor-geral da Casa, Luís Carlos Matos, a Assembléia de Pernambuco é a segunda a receber o certificado de qualidade. A primeira foi a de São Paulo. O prazo do ISO 9002/94 termina em dezembro.