O líder da Oposição, deputado Sérgio Leite (PT), fez, ontem, uma avaliação bastante positiva da atuação da bancada, neste primeiro semestre, na Assembléia. Para ele, foram várias conquistas e avanços, que vão desde a participação na composição da Mesa Diretora a ocupações em cargos importantes nas Comissões Permanentes. Leite credita parte do sucesso a assessoria coletiva e as contantes reuniões com os parlamentes.
Uma das vitórias apontadas por Leite foi o apoio à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Obras Inacabadas, “que, apesar de não ter vingado foi aceita por todos da Oposição”. Ele também ressaltou a participação dos colegas nas Comissões Permanentes e Especiais, audiências públicas, visitas e apresentações de propostas em Plenário. “Tem muita gente que acha que as atividades parlamentares se resumem apenas às sessões, mas existem várias outras. Muitas vezes, estão acontecendo quatro ou cinco comissões paralelas às reuniões plenárias”, explicou. Leite também não esqueceu a CPI para investigar os planos de saúde, instalada, ontem.
O parlamentar citou a participação dos deputados nas Comissões Permanentes de Educação, Constituição, Legislação e Justiça, Finanças, Orçamento e Tributação, Defesa do Meio Ambiente e Defesa da Cidadania, além das Comissões Especiais, como a de Violência contra Crianças e Adolecentes, Transporte e do Programa Fome Zero.
“Esta legislatura deu uma nova dinâmica, marcando iniciativas importantes na Casa”, disse Leite, afirmando que iria continuar fiscalizando o Governo durante o recesso.
Os deputados petistas Roberto Leandro e Teresa Leitão elogiaram Leite. “Sérgio tem sido muito atencioso com os novatos”, esclareceu a deputada. O deputado Maviael Cavalcanti (PFL) também parabenizou Leite, apesar de ironizar “o silêncio da bancada”.