AL exalta 70 anos do CPM Homenagem ao Conservatório de Música foi proposta por Teresa Duere Ao propor o grande expediente especial de ontem, em homenagem aos 70 anos do Conservatório Pernambucano de Música, a deputada Teresa Duere (líder do PFL) associou a Assembléia Legislativa às manifestações da sociedade pernambucana pelo acontecimento: “Este ato é uma forma de exaltar, em nome do nosso povo, uma instituição que vem contribuindo para difundir a música no Estado, incentivando a formação de novos valores”.
Duere louvou as diretrizes da entidade na ampliação dos conhecimentos musicais, numa sintonia do erudito com o popular, com as manifestações folclóricas.
“Existe uma ligação profunda entre essas vertentes, mantendo o Conservatório na condição de centro irradiador da música na região, tanto divulgando as criações dos grandes mestres quanto abrindo espaço para os ritmos populares”, frisou.
Hoje, aos 70 anos de atividades, o CPM comemora a inclusão no Programa de Expansão da Educação Profissional, do Ministério da Educação, garantia de um curso superior no futuro.
Teresa Duere registrou ainda o projeto Quartas Musicais, contribuição para maior difusão da música, onde se tem aulas de jazz, MPB e músicas regionais.
Ela alinhou nomes que fizeram o Conservatório, entre os quais Ernani Braga, Manoel Augusto Santos, Cussy de Almeida, Henrique Gregori, Clóvis Pereira, Eliana Caldas Varejão e a atual diretora, Jussiara Albuquerque de Oliveira.
Ação – Ao agradecer a homenagem do Legislativo estadual, Jussiara Albuquerque de Oliveira, relembrou a ação do Conde Pereira Carneiro que, com a doação de dez contos de réis, permitiu a criação da entidade, em 1930.
O CPM iniciou sua trajetória oferecendo cursos de teoria e solfejo, canto coral, harmonia, piano, violino, violoncelo e canto harmônico, e a cidade passou a ver “no fardamento verde dos alunos, a socialização de uma arte, até então privilégio da burguesia”. As metas projetadas pelo maestro Ernani Braga foram alcançadas nessas sete décadas de trabalho e, hoje, 1.200 fazem os diversos cursos ali existentes.
Jussiara Oliveira conta que o corpo docente é formado por 95 professores, ministrando aulas nos gêneros erudito ou popular. Ao concluir, ela reiterou os agradecimentos pela homenagem do Legislativo, “especialmente aos deputados José Marcos, Teresa Duere e Gilberto Marques Paulo, que vêm divulgando e apoiando nossa instituição neste Parlamento”.(Antônio Azevedo)