CRCN vai fiscalizar equipamentos de radiografia no Estado A construção do Centro Regional de Ciências Nucleares (CRCN), já definida com o lançamento do edital de licitação ocorrido em 20 de julho, foi relevada pelo presidente da Comissão de Ciências, Tecnologia e Informática da Assembléia Legislativa, deputado Garibaldi Gurgel (PMDB), que participou da solenidade.
Enquanto aguarda a moderna sede no campus da UFPE, o Centro funciona provisoriamente em área cedida pelo DNOCS. “A implantação é significativa para Pernambuco, que conseguiu sair vitorioso na batalha travada entre os estados brasileiros na busca de atrair esse grande investimento, de muita importância no crescimento do estado”, esclareceu.
Há cerca de um ano, Garibaldi Gurgel conheceu as diversas unidades que compõe o Centro Nuclear, formando noção exata da sua contribuição para a evolução da medicina das radiações e dos métodos nucleares para localização e preservação de lençóis de águas subterrâneas. Essa unidade científica introduzirá a técnica de irradiação de alimentos e a aplicação de técnicas avançadas na proteção ao trabalhador que lida com radiações ionizantes. Ele fez referências ainda ao setor de metrologia, prestando serviços a hospitais, clínicas e consultórios odontológicos, além de indústrias e instituições de ensino.
Juntamente com as vigilâncias sanitárias de vários Estados da região, o CRCN fará a “rigorosa fiscalização dos equipamentos radiográficos” voltado para proteção dos operadores e de pacientes submetidos a exames.
O presidente da Comissão de Ciências do Poder Legislativo ressaltou o significado daquela unidade para Pernambuco. Gurgel alinhou inúmeras aplicações em campos como medicina, agricultura, agroindústria, utilizando técnicas amplamente difundidas em países desenvolvidos. (Antônio Azevedo)