Geraldo Coelho destaca trabalho feito pela AACD Um dignificante trabalho social é realizado no Recife pela Associação de Assistência à Criança Defeituosa AACD, em funcionamento há um ano. Depois de visitar a entidade, o deputado Geraldo Coelho (PFL) exaltou a ação, o valor humano e a dedicação de l50 voluntárias “as quais disciplinadamente ofereceu seus préstimos obedecendo a criterioso plano de trabalho num processo de revezamento”.
Ele relatou que fora recebido por Carmen Moury Fernandes, percorrendo todas as dependências da AACD, podendo observar o quanto é feito pelas voluntárias e igualmente por um corpo altamente competente de funcionários treinados em São Paulo, onde há meio século funciona a associação, origem de tudo hoje existente no país.
“Todos os serviços possíveis e imagináveis são oferecidos pela AACD aos deficientes físicos, através de tratamentos que permitem reabilitá-los à vida em sociedade”, registra ao parlamentar, revelando-se impressionado com o número de atendimentos no decorrer do período de atividades do serviço: 23.840 pessoas atendidas e l.600 nas fila de espera. Para manter-se, há campanhas de doações, coordenadas e dirigidas por pessoas das “mais alta estirpe da sociedade, que se doam com muita dedicação e criatitividade”.
Coelho releva a atuação de . Taciana Cecília Vilaça Bezerra em favor da AACD “pelas ações que precederam a atual função” e alinhou os serviços observados durante a visita: amputações, tratamento craniano, deformidades da coluna vertebral, distrofias neuro-musculares, lesão medular, malformações congênitas e mielomelingocele. Um amplo atendimento, que envolve assistência social, sala de gesso, radiologia, fotografia, consultórios médicos, oftalmologia e enfermaria. “A oficina de aparelhos ortopédicos confecciona os mais diversos aparelhos, inclusive para o público externo”, registrou.
Há a relatar ainda as terapias para Fisioterapia, Hidroterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Psicopedagogia. Quanto a doações, podem ser através de conta bancária, oferta de trabalho, de alimentos, adoções, pagamento de funcionários e contribuições avulsas. Sem esquecer um Bazar onde são recebidos e vendidos para as comunidades carentes, roupas, objetos, calçados, bijuterias, alimentos, entre outros itens, tudo abaixo do preço de custa, cuja renda reverte para manutenção da entidade.
“Uma entidade que engrandece o social do Recife”, resume o deputado pefelista.
(Antônio Azevedo)