Líder do Governo garante que população recebe prioridade

Em 07/05/1999 - 00:05
-A A+

O deputado Romário Dias (PFL) afirmou ontem que o Governo do Estado não deixará, “em nenhuma oportunidade”, a sociedade sem respostas. Ele lembrou que o governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), desde que assumiu, encontrou o Estado “em situação de emergência, sendo obrigado a tomar decisões drásticas”.

“Dentre esses inúmeros problemas, um vem afetando a população de forma crucial, que é a escassez da água. Isso fez com que o Governo tomasse iniciativas emergenciais”, frisou. Romário disse que, dentro dos princípios da moralidade pública, o governador ordenou que a Compesa executasse ações para solução do problema. Segundo o líder do Governo, após identificar dois sistemas alternativos de abastecimento d’água, a Compesa planejou a construção das adutoras de Arataca e Ipojuca. Para isso, contratou empresas especializadas na execução dos serviços e fornecimento de equipamentos, dispensando, de acordo com a lei, o processo de licitação. “Uma licitação normal demandaria um prazo incompatível com a urgência necessária das obras. Além do mais, a diretoria da empresa utilizou os critérios legais para a escolha”, justificou.

Ele lembrou que todos sabem da guerra que é travada entre as empresas nos processos de licitação pública. “Na maioria das vezes, as denúncias feitas pela Imprensa sobre a lisura nesses processos não possuem consistência, maculando muitas vezes as vidas de pessoas de bem. Aqui em Pernambuco não podia ser diferente”. Romário afirmou que a empresa “inidônea” Brastubo Construções Metálicas S.A., através de seus representantes, fez ameaças ao diretor técnico da Compesa, com o intuito de ser contratada para fornecer equipamentos às obras.

“Tenho provas documentais que estão à disposição de todos, principalmente do deputado Paulo Rubem (PT), que, como sempre, exercendo sua prática denuncista, trouxe o fato distorcido para esta Casa”, criticou Romário Dias. Ele rebateu também as denúncias de ilegalidade na antecipação dos recursos da Eletrobrás para o Estado, afirmando que tudo foi feito dentro da lei, que permite a alienação parcial da Celpe. “Como líder do Governo, estarei aqui vigilante para rebater todas as tentativas de macular uma administração que tem como objetivo a defesa dos interesses de nosso Estado”, completou. (Marconi Glauco)