Universidades necessitam rever papel na sociedade

Em 04/05/1999 - 00:05
-A A+

Hoje, com as exigências do mercado de trabalho e o crescimento do desemprego, a universidade tem que mudar sua perspectiva de simplesmente graduar o estudante.

A opinião é compartilhada pelo reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Mozart Neves Ramos, e pelo prefessor da Universidade Católica do Estado, Fernando Lapa Guimarães, durante a sessão especial que discutiu a relação entre a juventude e o mercado de trabalho.

Para Mozart Ramos, a universidade precisa saber como formar e para que formar.

“Precisamos ter um planejamento integrado para respondermos às necessidades da sociedade, e não simplesmente darmos uma graduação a um número qualquer de profissionais”. Ele acredita que a universidade tem que estimular o lado empreendedor dos estudantes, para que eles venham a ser geradores de empregos.

Já Fernando Lapa disse que a universidade precisa pensar no que fazer sobre a preocupação dos jovens graduados com a absorção ou não pelo mercado de trabalho. “Hoje, não basta apenas dar a graduação ao aluno. Na Unicap, nós temos procurado dar ênfase ao ensino continuado, como forma de deixar o estudante atualizado”. Para ele, no futuro, o desemprego não atingirá os mais graduados. (M G)