Embora os recursos federais para o Fundo de Apoio ao Trabalhador (FAT) tenham sido reduzidos em 44%, o Governo do Estado elaborou um plano de qualificação profissional que será publicado, através de edital, no próximo final de semana.
A informação é do secretário de Planejamento, Trabalho e Ação Social, José Arlindo Soares. “A forma transparente como será feito esse processo é pioneira no Estado. Apesar de os recursos terem sido reduzidos quase pela metade, o Governo tem como meta treinar, em conjunto com universidades e órgãos da área, 120 mil trabalhadores”.
O secretário citou algumas mudanças que estão sendo feitas pelo Governo no sentido de melhorar a qualidade dos projetos. O Prorural, segundo ele, mudou toda a sua filosofia, destinando, de agora em diante, todos os seus recursos para os assentamentos de trabalhadores rurais. José Arlindo afirmou que o dinheiro do FAT também abrangerá a questão do jovem trabalhador. “Criamos um programa-piloto, onde, inicialmente, mil jovens receberão bolsas para atuar em trabalhos de utilidade social”.(M G)