Merenda escolar gera polêmica

Em 01/05/1999 - 00:05
-A A+

O deputado Lula Cabral (PFL) esclareceu ontem, na Assembléia, que o Governo Jarbas Vasconcelos nada tem a ver com o desperdício de gêneros da merenda escolar devido a validade vencida, “pois há quatro meses tenta corrigir os desmandos da gestão passada, a herança de quatro anos de desordem financeira, econômica e administrativa”.

Lula Cabral adiantou que a informação da Imprensa sobre os gêneros estragados, fora do prazo de validade, na verdade tem relação com o Governo passado, pois, segundo ele, a merenda que apodrece é remanescente dos anos de 1997/98. Naquele período, os gêneros foram devolvidos pelas escolas já vencidos, entre os quais milho, leite em pó, arroz e macarrão.

O parlamentar afirmou em seguida que os gêneros foram adquiridos em grandes quantidades, evidentemente sem capacidade de uso, em tempo, pelas escolas.

“Coube aos atuais gestores da Secretaria de Educação registrar o fato, aguardar o laudo da perícia para dar destino à merenda estragada. Daí foi aberto inquérito administrativo e se partiu para a ação”.

Dessa forma – acrescentou Lula Cabral– a Secretaria identificou os gêneros estocados com validade vencida e recolheu todos, cerca de 23 toneladas, e fez levantamento também dos gêneros adequados, constatando que não havia condições de organizar cardápios. Desde então, procedeu a redistribuição dos gêneros, visando evitar o desperdício e organizar um cardápio melhor.

Lula Cabral explicou que a Secretaria de Educação cuidou também da negociação com os fornecedores a substituição do arroz estragado e o Governo Jarbas Vasconcelos já aprovou a descentralização dos recursos para merenda escolar, repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino, que até agora abrange 74 municípios, hoje responsáveis pela merenda das redes municipal e estadual, num regime de colaboração entre estados e municípios.

Ao encerrar seu pronunciamento, o deputado Lula Cabral lembrou que seu objetivo é tornar transparentes os erros da gestão passada, evidenciar o esforço e a ação do atual Governo, trazendo a verdade a público para os pernambucanos, “que na Educação contam com a seriedade e competência do Governo do Estado, através do Secretário Éfrem Maranhão”. (Nagib Jorge Neto)