Luciana Santos presta homenagem ao índio

Em 20/04/1999 - 00:04
-A A+

O Dia do Índio não passou em branco na Assembléia Legislativa. A deputada Luciana Santos (PC do B) prestou, ontem, 19 de abril, solidariedade às questões do povo indígena, lembrando que os índios são vítimas de um “verdadeiro genocídio” praticado desde o descobrimento do Brasil pelos portugueses.

“Gostaria de prestar solidariedade às lutas dos índios brasileiros, particularmente dos pernambucanos”, disse a deputada na tribuna da Assembléia.

A parlamentar comunista citou os vários povos indígenas que estão espalhados pelo interior do Estado, entre eles os Atikum, Kambiwá, Kapinawá, Pankararu, Truká, Xucuru e Fulni-ô, ressaltando os problemas por todos enfrentados.

Luciana Santos destacou o pequeno grupo de Inajá – os índios Tuxá –, que sequer são reconhecidos pela Fundação Nacional do Índio (Funai), pois, segundo explicou a deputada, a maioria de seu povo encontra-se espalhada pelo Estado da Bahia.

A falta de demarcação das terras dessas tribos indígenas também foi ressaltada pela deputada Luciana Santos. “A Constituição de 1988 garantiu um tratamento diferenciado aos índios, bem como a demarcação de suas terras”, observou Luciana Santos. “Mas, infelizmente, os governos não cumprem a lei. É essa a luta dos índios, pela qual prestamos solidariedade hoje”, salientou.

O assassinato do Cacique Chicão, da tribo Xucuru, do município de Pesqueira, ocorrido há um ano, foi lembrado pela parlamentar líder do PC do B no Poder Legislativo. Segundo ela, a indignação é o sentimento do povo Xucuru, pois até hoje o crime não foi devidamente apurado pelas polícias Federal e Civil. (M G)