TCU comprova irregularidades no abastecimento d’água de Pirapama

Em 17/04/1999 - 00:04
-A A+

O deputado Paulo Rubem (PT) foi à tribuna da Assembléia Legislativa para assegurar que relatório do Tribunal de Contas da União comprova de forma cristalina a existência de irregularidades no Sistema de Abastecimento d’Água de Pirapama, por ele denunciadas em maio de 1995 e que atestam a ação criminosa de uma “elite privilegiada”, que causa prejuízos ao Erário e à sociedade.

Paulo Rubem elogiou a atuação do TCU e do Tribunal de Contas de Pernambuco pela clareza e objetividade na apuração dos fatos denunciados e lembrou que há 4 anos esperava por um posicionamento sobre a questão, com base no qual será possível conhecer as formas como nossas elites administram o bem público para fins eminentemente privados.

Na opinião de Paulo Rubem, as conclusões sobre as denúncias irão permitir o esclarecimento sobre a relação entre o esquema “PC Farias”, as propinas pagas e as autoridades do Estado de Pernambuco responsáveis pelos desembolsos auditados pelo Tribunal de Contas da União. Ele assegurou também que a medida ajuda no combate à impunidade.

Após ler trechos do relator do processo, ministro Adylson Motta, o parlamentar reafirmou seu compromisso de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos não tem caráter de denuncismo, mas de defesa do Estado e da sociedade. A sua posição foi elogiada, em aparte, pelo deputado José Queiroz, que lamentou a prática de irregularidades no Sistema Pirapama e a paralisação das obras.

(Nagib Jorge Neto)