Para o líder do PMDB, deputado João Negromonte, os 100 primeiros dias do Governo Jarbas Vasconcelos já apontam um novo rumo para Pernambuco. Segundo ele, nesse período, o Governo do Estado buscou equacionar os débitos e iniciar suas metas prioritárias. “Nesse tempo, Jarbas demonstrou seu interesse em resolver os problemas do Estado, tirando-o da situação calamitosa deixada pelo Governo anterior”, frisou.
De acordo com Negromonte, o governador Jarbas Vasconcelos está provando agora o slogan de sua campanha: “O que é bom para o Recife, é bom para Pernambuco”.
Segundo o parlamentar, a série de medidas tomadas pelo Governo até agora demonstra que o Estado está seguindo o caminho certo. “O problema é que a Oposição tem muita pressa. Querer que o Governo resolva tudo em 100 dias é demais”, desabafou.
João Negromonte afirmou que o programa de Governo está sendo implantado: os professores foram chamados de volta às salas de aula (primeira medida de Jarbas); a segurança foi unificada, nos padrões do Primeiro Mundo, colocando mais de 1.300 homens nas ruas; a questão da água está sendo tratada como prioridade (adutoras de Arataca e Ipojuca vão beneficiar mais de 1 milhão de pessoas); e a ampliação do Aeroporto dos Guararapes e a conclusão do porto de Suape foram obras reiniciadas.
“Todos nós sabemos que a situação do Estado é muito ruim, calamitosa. O esforço do Governo em tirar Pernambuco desse caos precisa da ajuda de todos”, ressaltou o líder dos deputados peemedebistas. Segundo ele, é preciso que o Parlamento e a sociedade participem desse esforço.
O líder do Governo, deputado Romário Dias (PFL), disse que as ações da atual gestão já são visíveis, em todas as regiões do Estado. Já João Paulo (PT) contestou Negromonte, afirmando que Jarbas “fez muito pouco do que prometeu”. O deputado Paulo Rubem (PT) seguiu a mesma linha, demonstrando que em 100 dias o Governo não apresentou nada de novo. Sérgio Leite (PT) afirmou que “o povo, nas ruas, ainda não viu as obras prometidas por Jarbas”. (Marconi Glauco)