O líder do PMDB na Assembléia Legislativa, deputado João Negromonte, destacou o papel dos jornalistas e políticos na condução do processo democrático brasileiro, ao fazer uma exposição sobre o tema “O Político e a Liberdade de Imprensa”. Ele também defendeu um estudo mais aprofundado sobre a Lei de Imprensa, que garanta ao jornalista não sofrer censura, assim como assegure ao cidadão amplo direito de defesa.
Negromonte falou sobre as dificuldades de se exercer a profissão de jornalista nos tempos do Império e da Primeira República, quando periódicos eram fechados e jornalistas presos. O líder peemedebista lembrou o golpe militar de 1964, quando tinha início um período ainda mais obscuro para a democracia brasileira.
“O golpe asfixiou as atividades políticas e o trabalho da Imprensa, transformando jornais em boletins editoriais a serviço do Regime Militar”, salientou.
Nessa época prosseguiu Negromonte jornais como o Estado de São Paulo e o Pasquim lutavam com dificuldades para driblar a censura. “A censura imposta ao País foi das mais terríveis, nas redações dos jornais existiam censores e muitas reportagens terminavam virando receita de bolo”.
Outro ponto abordado pelo deputado foi a influência decisiva da Imprensa na redefinição de rumos, destacando o quanto ela é uma importante aliada dos políticos. João lembrou a importância de o jornalista ter opinião política e ética. (Cláudia Lucena)