José Queiroz pede para adiar desconto

Em 07/04/1999 - 00:04
-A A+

O líder do PDT na Assembléia Legislativa, deputado José Queiroz, fez um apelo, ontem, ao governador Jarbas Vasconcelos para que seja suspensa, de imediato, a cobrança da alíquota dos vencimentos dos servidores estaduais para a formação do Fundo de Pensão e Aposentadoria de Pernambuco (Funape). O parlamentar acha que se deve esperar, pelo menos, até que esta nova instituição, que vai substituir o Ipsep, esteja legalmente criada. Já a partir deste mês, o funcionalismo deve descontar em torno de 12% a 20% de seus vencimentos para o Funape.

José Queiroz pediu também ao governador que estenda “a mão amiga” aos prefeitos pernambucanos, que estão sendo prejudicados com a extinção do Ipsep, e que não poderão, por falta de condições operacionais e financeiras, criar fundos municipais de pensão e aposentadoria para abrigar os servidores locais. A maioria dos servidores dos municípios terá que se associar ao INSS, “cujo centro de decisão”, afirma preocupado o deputado, “está bem longe do interior de Pernambuco”.

O parlamentar citou estes dois pontos para afirmar que a reforma administrativa do Estado, proposta pelo governador Jarbas Vasconcelos e em tramitação na Assembléia, é equivocada. “O Governo não percebeu os problemas que ele criou para os municípios. A população precisa de uma resposta do governador a estas questões que prejudicam profundamente todo o Estado”, insistiu.

Queiroz fez referência ainda a notícias na Imprensa que dão conta de que o Governo estadual parece perdido, “sem ter uma linha mestra” do projeto do Funape, que vai mudar a Previdência Social em Pernambuco. “Tudo é decidido pelos jornais. A população deve saber verdadeiramente para onde vai o dinheiro da contribuição dos servidores, que o Governo vai recolher para o Funape”, completou.

Apartearam José Queiroz os deputados Paulo Rubem (PT), Ranílson Ramos (PSB), João Braga (PSDB) e Carlos Lapa (PSB). (Antônio Magalhães)