O deputado Garibaldi Gurgel (PSB) classificou como “espetáculo de mídia” a CPI do Poder Judiciário, instalada em Brasília pelo presidente do Senado Federal, Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA). Para Gurgel, a Comissão pode colocar em risco a autonomia dos Poderes e, conseqüentemente, a democracia no país. “É mais uma CPI que não dará em nada. Trata-se de um ato inconseqüente, que precisamos repudiar”, afirmou.
Gurgel questionou se não seria mais importante obter os resultados finais de algumas comissões paralisadas e outras já finalizadas, ao invés de criar novas CPIs no País. Para ele, a prioridade de todos deve ser a melhoria da educação, segurança e saúde da população, juntamente com a busca de soluções para o desemprego.
“Apoio, sim, a abertura da Comissão de Reforma Judiciária, feita pela Câmara dos Deputados, visando debater e discutir a atual estrutura do Judiciário e a legislação processual”, ressaltou Garibaldi Gurgel. De acordo com o deputado, “profundas reformas” devem ocorrer em todos os Poderes, que possuem “estruturas arcaicas que não estão em sintonia com os anseios de mudança de toda a sociedade brasileira”. (Marconi Glauco)