“Com uma história de avanço, renovação gráfica e editorial, o Jornal do Commercio, aos 80 anos, mantém firme sua posição de fidelidade aos ideais de liberdade e progresso de Pernambuco”. Assim o vice-presidente da Assembléia Legislativa no exercício da Presidência, deputado Bruno Araújo (PSDB), abriu seu discurso na sessão solene de ontem, que homenageou o aniversário de fundação deste tradicional periódico pernambucano.
“O Jornal do Commercio, sob o comando de João Carlos Paes Mendonça, constitui testemunho da capacidade empreendedora de Pernambuco, atende suas aspirações e resgata o nosso passado de conquista na área de comunicação”, disse Araújo, ao lado dos convidados Eduardo Lemos (superintendente do JC), Ivanildo Sampaio (editor geral), Jones Figueiredo (desembargador) e José Mário Austragésilo (diretor da TV Jornal).
Na sua saudação, o deputado Jorge Gomes (PSB), autor da proposta da homenagem, lembrou que há 80 anos o Jornal do Commercio nascia sob a égide de crenças, sonhos e esperanças de F. Pessoa de Queiroz. “Crenças, sonhos e esperanças que se renovam hoje, mesmo quando estamos mergulhados num dos períodos mais sombrios deste século”.
No fim da sua fala, Gomes disse que o JC “é fruto do empenho e do zelo de um punhado de profissionais capitaneados por este grande empresário João Carlos Paes Mendonça”.
Já o deputado Gilberto Marques Paulo ressaltou o estoicismo dos que fazem o Jornal do Commercio, elevando seu nome nacionalmente. “O JC envelhece ficando mais novo. É um oitentão na flor da idade”, completou.
Agradecendo a homenagem, o editor geral do JC, jornalista Ivanildo Sampaio, realçou que foi pelas mãos de João Carlos Paes Mendonça que, há 12 anos, depois de uma grave crise empresarial, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação pôde reencontrar seu caminho de vitórias. E que os investimentos levaram o periódico a ser o líder em circulação no Estado. “Estamos fazendo hoje o jornal do próximo milênio”, sintetizou. (Antônio Magalhães)