
PROBLEMA – Presidente do colegiado, Aluísio Lessa informou que falta de encomenda de navios ameaça a indústria naval em Pernambuco. Foto: Sabrina Nóbrega
A Comissão de Desenvolvimento Econômico promoverá, na próxima segunda (28), uma audiência pública no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) para discutir a situação dos estaleiros Atlântico Sul e Vard Promar, localizados no Complexo de Suape, em Ipojuca (RMR). O anúncio foi feito pelo presidente do colegiado, deputado Aluísio Lessa (PSB), na reunião desta quarta (23). O parlamentar apontou que a falta de encomenda de navios, devido à crise na Petrobras e à redução de pedidos pela Sete Brasil, ameaça a indústria naval de Pernambuco.
“O Atlântico Sul, que gera 3,6 mil empregos diretos, só tem uma encomenda, e o Vard Promar, que reduziu seu quadro de 1,5 mil para 700 postos, não tem nenhuma. Os trabalhadores estão voltando para atividades menos remuneradas, como o corte da cana. A Comissão não poderia ficar fora desse debate. O momento é de unir Pernambuco em torno da manutenção do setor de produção de navios”, salientou Lessa.
O deputado também reforçou o pleito, feito por representantes da indústria naval, de aumento para 40% do conteúdo local (parcela da indústria nacional no investimentos) na construção de plataformas para a indústria do petróleo e gás. “Há previsão de encomenda de 180 navios, e a gente corre o risco de perder tudo isso para estaleiros internacionais, que são subsidiados. Aqui se contrai empréstimo e se paga com a venda do navio. Isso está sendo debatido no BNDES e na Câmara dos Deputados”, assinalou.
O deputado comunicou, ainda, que o colegiado fará uma audiência pública no dia 8, em Timbaúba (Mata Norte), para discutir os impactos econômicos do desmatamento na reserva de vida silvestre Matas de Água Azul.
Votação – Durante a reunião, dois projetos de lei foram aprovados. Um deles, o PL nº 1910/2018, de autoria de José Humberto Cavalcanti (PTB), que elenca novas situações em que a cobrança de couvert artístico nos restaurantes fica proibida. Já o PL nº 1911/2018, que obriga os estabelecimentos comerciais a informar prévia e explicitamente aos consumidores sobre a oferta de produtos próximos da data de vencimento ou avariados, foi retirado de pauta. O pedido partiu da Fecomércio-PE, que deseja conversar sobre a proposta com a autora, deputada Simone Santana (PSB). Outros seis projetos foram distribuídos para receber parecer.