Semana da Mulher da Alepe tem palestras, debates e serviços gratuitos

Em 08/03/2023 - 16:03
-A A+

ABERTURA  – “Casa coloca-se como aliada na luta e vigilância pela manutenção e ampliação dos direitos das mulheres”, afirmou o presidente Álvaro Porto. Foto: Jarbas Araújo

Teve início, nesta quarta (8), o Alepe Mulher, ação dedicada a deputadas e funcionárias da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Até o próximo dia 15 de março, a Casa promove uma programação que inclui palestras, debates e oferta de diversos serviços de saúde gratuitos, como exames médicos e vacinação.

No evento de abertura da Semana da Mulher, o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), elogiou o trabalho das servidoras da instituição. Ele ainda destacou as atividades que ocorrerão ao longo dos próximos dias. “A Assembleia coloca-se como aliada na luta e vigilância pela manutenção e ampliação dos direitos das mulheres”, afirmou.

O primeiro-secretário, deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade), ressaltou a importância do Dia Internacional das Mulheres, comemorado neste 8 de março. Segundo ele, a data chama atenção para pautas como a garantia de direitos, a necessidade de crescimento econômico, a qualificação e o fim da violência contra a mulher.

O parlamentar também anunciou a concessão de 120 bolsas de estudo para servidoras da Alepe no curso de pós-graduação em Gestão Pública e Sustentabilidade da Faculdade Novo Horizonte, que tem sedes em Vitória de Santo Antão (Mata Sul) e Ipojuca (Região Metropolitana do Recife).

Discursos

CONSCIÊNCIA – Vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão avaliou baixa presença feminina na política: “É fundamental que estejamos juntas”. Foto: Jarbas Araújo

Após a abertura oficial, a deputada Rosa Amorim (PT) passou a presidir os trabalhos. Para ela, o 8M é um marco de luta e resistência. “Hoje é um dia de colocar as nossas pautas e entender que não vamos avançar como sociedade sem o avanço das mulheres”, afirmou.

Ao falar na cerimônia, a primeira mulher vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, lamentou a baixa presença feminina na política. “Por isso, é fundamental que nós estejamos juntas, pois sozinhas não nos sustentamos. Este dia deve ser celebrado, é bom ganhar presentes, mas o despertar da consciência vai além do parabéns”, declarou.

Na mesma linha, a deputada Dani Portela (PSOL) registrou a redução no número de eleitas para a Alepe no último pleito. “Pela primeira vez, Pernambuco é governado por uma mulher e tem uma senadora, que são conquistas importantes. Mas esta Casa tem o menor número de deputadas em 20 anos. Aumentar nossa participação em vários espaços é um desafio, inclusive na política.”

MUDANÇAS – Priscila Lapa abordou participação de mulheres em cargos públicos. Foto: Jarbas Araújo

Palestra

Coube à cientista política Priscila Lapa aprofundar o tema da participação feminina em cargos públicos com a palestra “A presença da mulher nos espaços políticos: as mudanças necessárias”. A especialista elencou possíveis razões que impedem mulheres de chegar a postos nos Poderes Legislativo e Executivo, entre elas, a falta de um modelo educacional que aborde a política e estimule o pensamento crítico.

Ainda de acordo com a pesquisadora, o julgamento de mulheres que estão em espaços de poder por elementos alheios à competência profissional, como aparência e relacionamentos pessoais, também as afasta da vida pública. “Somos 52,5% do eleitorado brasileiro e 51,1% da população nacional, mas somos minoria nos espaços de tomada de decisão. Se não somos representadas nesses locais, tem alguém decidindo por nós sobre questões que nos afetam”, pontuou.

Confira a programação para os próximos dias:

 

Semana da Mulher

 

Quinta (9)

14h às 17h – Roda de conversas com as militantes feministas Elisa Lucena e Eloísa Amaral

Tema: “O que é ser uma mulher trabalhadora da Alepe?”

Local: Hall de Exposições, Anexo I

 

Sexta (10)

10h às 12h – Palestra sobre feminicídio, com a delegada da Polícia Civil Ana Elisa Fernandes Sobreira

Local: Auditório Sérgio Guerra

10h às 12h – Oficina de ovos de Páscoa (inscrições limitadas)

Local: Biblioteca da Alepe

 

Segunda (13)

9h às 12h – Café com Poesia

Local: Biblioteca da Alepe

 

Terça (14)

9h às 10h – Palestra “Alimentação Saudável: como se alimentar no ambiente de trabalho?”, com a nutricionista Lídia Bandeira

10h às 12h – Debate “Defesa dos Direitos da Mulher é tarefa de mulheres e homens?”, com Carmen Silva (socióloga e educadora do SOS Corpo) e Érico Andrade (professor de Filosofia da UFPE)

Local: Auditório Sérgio Guerra

 

Quarta (15)

9h às 12h – Cerimônia de encerramento

 

Durante todo o período, haverá:

– Exposição de livros de escritoras com histórias inspiradoras (hall do Anexo I)

– Exposição de fotos das deputadas estaduais (hall do Anexo I)

– Serviços de saúde, como ultrassonografia de mamas e citologia

– Emissão de RG