
TRIBUNA – “Espero que possamos aumentar esses espaços, que foram abertos lá atrás pela primeira deputada estadual, Adalgisa Cavalcanti.” Foto: Roberto Soares
Com o deputado Eriberto Medeiros (PP) assumindo o Governo do Estado durante cinco dias, a deputada Simone Santana (PSB), primeira vice-presidente da Casa de Joaquim Nabuco, tornou-se a primeira mulher a chefiar o Poder Legislativo em Pernambuco. O caráter histórico e simbólico foi destacado pela deputada Teresa Leitão (PT), em discurso no Pequeno Expediente desta quinta (12).
“A presença de mulheres na política não é fácil, porque este é um espaço naturalizado apenas para os homens. Mas a bancada feminina da Alepe tem trazido o debate sobre os nossos direitos de maneira suprapartidária”, declarou a petista, saudando a presença de Simone Santana na Presidência. “Espero que possamos aumentar esses espaços, que foram abertos lá atrás pela primeira deputada estadual, Adalgisa Cavalcanti. Representamos o avanço irreversível das mulheres na política, e não haverá democracia plena enquanto não tivermos plena igualdade de gênero com os homens”, considerou Teresa.

COMANDO – Simone Santana afirmou que assumir essa posição lhe traz “muita honra e responsabilidade”. Foto: Roberto Soares
No comando da Reunião Plenária, a presidente Simone Santana ressaltou que assumir essa posição lhe traz “muita honra e responsabilidade”. “Além de representar a bancada feminina da Alepe, que tem marcado diferença nesta Casa, também estou representando milhões de pernambucanas”, salientou.
Ao longo da reunião, outros parlamentares fizeram menção ao fato. Neste momento simbólico, é importante resgatar as conquistas históricas já alcançadas pelas mulheres e reafirmar que a luta continuará ainda por muito tempo”, frisou João Paulo (PCdoB). Isaltino Nascimento (PSB) observou que a Presidência da Alepe está, de maneira histórica, sob a gestão de uma mulher. “Essa não é qualquer sessão. Estamos muito felizes por ter Vossa Excelência como presidente.”
Alberto Feitosa (SD) também assinalou o ineditismo e a importância desse momento para o Legislativo pernambucano. Dulcicleide Amorim (PT) comemorou o fato, lembrando que, pouco a pouco, as mulheres vão conquistando mais espaços de poder.