Assembleia instala Comissão Especial para discutir agroecologia e produção orgânica

Em 17/12/2018 - 16:12
-A A+
MISSÃO - Colegiado temporário deverá propor texto para um plano estadual de políticas agroecológicas. Foto: Sabrina Nóbrega

MISSÃO – Colegiado temporário deverá propor texto para um plano estadual de políticas agroecológicas. Foto: Sabrina Nóbrega

Com objetivo de elaborar um plano estadual de políticas agroecológicas, a Alepe instalou, nesta segunda (17), a Comissão Especial de Agroecologia e Produção Orgânica. O colegiado – que será presidido pelo deputado Isaltino Nascimento (PSB) e terá o deputado Antônio Moraes (PP) como relator – deve realizar atividades até setembro de 2019.

“Vamos percorrer as 12 regiões político-administrativas de Pernambuco, de modo a ouvir pesquisadores, produtores e trabalhadores, enfim, todos que possam contribuir”, anunciou Nascimento. De acordo com ele, a perspectiva é conseguir elaborar uma proposta até 20 de novembro do ano que vem para ser apresentada ao Poder Executivo.

Também compõem o grupo os deputados Álvaro Porto (PTB), Claudiano Martins Filho (PP), Priscila Krause (DEM) e Roberta Arraes (PP), como titulares, além de Henrique Queiroz (PR), Joaquim Lira (PSD), Joel da Harpa (PP) e Teresa Leitão (PT), como suplentes.

De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos André Cavalcanti, a mediação do colegiado para debater agroecologia amplia os pontos de vista. “Até porque a agroecologia é uma ciência recente e são muitos os aspectos que precisam ser levantados”, observou.

Já o secretário estadual de Agricultura, Wellington Batista, pensa que o cuidado com a agroecologia resulta em mais saúde para a população. “Essa comissão é fundamental para que possamos juntar todos os atores, entidades e aqueles que tenham interesse pela causa para elaborar um plano o mais participativo possível”, acredita.

Também participaram da reunião representantes da secretaria estadual de Educação, do Instituto Agronômico de Pernambuco e de entidades da sociedade civil, como o Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta). O deputado estadual eleito João Paulo (PCdoB) também esteve presente. Os trabalhos da Comissão Especial de Agroecologia serão interrompidos durante o recesso parlamentar e retomados no início da próxima legislatura, em fevereiro de 2019.