Desenvolvimento Econômico anuncia visita ao Complexo de Suape

Em 31/10/2018 - 14:10
-A A+
ARTICULAÇÃO - Colegiado pretende pressionar Governo Federal a dar prioridade à indústria nacional na contratação de navios da Petrobras e da Marinha. Foto: Sabrina Nóbrega

ARTICULAÇÃO – Colegiado pretende pressionar Governo Federal a dar prioridade à indústria nacional na contratação de navios da Petrobras e da Marinha. Foto: Sabrina Nóbrega

A Comissão de Desenvolvimento Econômico programou para o próximo dia 8 (quinta) uma visita ao Complexo Industrial Portuário de Suape. O objetivo da agenda, anunciada em reunião do colegiado na manhã desta quarta (31), é discutir o futuro dos estaleiros instalados no porto.

O presidente da Comissão, deputado Aluísio Lessa (PSB), antecipou a intenção de pressionar o Governo Federal a garantir prioridade à indústria nacional na contratação de navios da Petrobras e da Marinha. A ideia seria construir uma articulação com representantes do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). “Os estaleiros de Suape já chegaram a ter mais de 18 mil empregados, mas hoje só possuem três mil, com apenas uma encomenda restante para o Atlântico Sul e nenhuma para o Vard Promar”, relatou Lessa.

Uma das demandas das indústrias para manter a produção em Suape é garantir 40% de conteúdo local (parcela da indústria nacional no investimento) nas vendas para a Petrobras. “Decisões como essa dependem unicamente do Governo Federal. Temos um trabalho importante do deputado Tadeu Alencar (PSB-PE) no Congresso para defender os estaleiros nacionais, mas precisamos somar forças para esse objetivo”, avaliou o parlamentar.

Lessa declarou ter convidado para a visita o deputado federal eleito Luciano Bivar (PSL-PE), que é, segundo ele, “aliado de primeira hora do presidente Bolsonaro”. “Esperamos que ele assuma um compromisso com o futuro dos estaleiros”, frisou o pessebista. O encontro também deverá contar com a presença de representantes dos trabalhadores do estaleiro, do Governo do Estado e da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe).

A Comissão de Desenvolvimento Econômico também deve realizar, ainda neste ano, uma visita à cidade de Chã Grande (Agreste) para debater a produção de cachaça artesanal e de laticínios refinados no município.

Serviços públicos – Na reunião desta quarta, o colegiado também aprovou cinco projetos de lei. Um deles foi o de nº 1912/2018, proposto pela deputada Simone Santana (PSB), que estabelece que as concessionárias tenham até 24 horas para explicar as causas de interrupções de serviço não programadas, com informações no site e nas redes sociais. Segundo a matéria, as empresas também precisam divulgar, nesse prazo, as áreas que foram atingidas pela suspensão e a previsão de retorno do serviço.