
EMPODERAMENTO – Primeira edição do evento contou com a participação de secretárias municipais e da secretária estadual da Mulher. Foto: Sabrina Nóbrega
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, em parceria com a Secretaria da Mulher de Pernambuco, realizou, nesta quarta (13), a primeira edição do Seminário Estadual sobre a Participação das Mulheres nos Espaços de Poder. O evento teve o objetivo de produzir reflexões sobre a condição feminina e promover a ampliação e o fortalecimento da representação do segmento.
A presidente do colegiado, deputada Simone Santana (PSB), falou da importância do encontro. “As lutas feministas têm progredido em alguns aspectos como saúde, educação e combate a violência, mas, em relação a representatividade nos espaços de poder, ainda precisamos avançar bastante”, ressaltou.
Para a secretária estadual da Mulher, Silvia Cordeiro, é fundamental que aconteçam encontros que debatam o empoderamento da mulher, principalmente na política. “A elas ainda é dado menos tempo no guia eleitoral e menos espaço nas direções partidárias, por exemplo. É um momento para refletirmos sobre esses desafios”, destacou.
Para a secretária da Mulher de Canhotinho, no Agreste, Maria José Almeida, encontros como esse estimulam as mulheres a se posicionarem melhor na sociedade. “Apesar de ainda haver muitos homicídios, percebemos que as mulheres estão se sentindo mais encorajadas a fazer denúncias”, afirmou.
Mulheres na Tribuna – A deputada Simone Santana também apresentou, durante o encontro, a Ação Formativa Mulheres na Tribuna – Adalgisa Cavalcanti, que promoverá visitas mensais de mulheres à Alepe. “Elas poderão conhecer como funciona a Casa, assistir às Reuniões Plenárias e a palestras da Comissão da Mulher, além de terem aulas de técnicas de oratória”, informou. Segundo a parlamentar, o projeto deve ter início a partir de março do ano que vem.
Também estiveram presentes no seminário membros da organização não governamental ActionAid e representantes de secretarias municipais da Mulher de todo o Estado.