Simone Santana cobra maior engajamento das mulheres na política

Em 31/10/2017 - 19:10
-A A+
Reunião Plenária

DEFESA – Parlamentar também reforçou necessidade de frear a violência contra a parcela feminina e a constante responsabilização das vítimas. Foto: Jarbas Araújo

Ao chamar atenção para a cultura machista e patriarcal ainda predominante no País, a deputada Simone Santana (PSB) defendeu, nesta terça (31), a ampliação da participação de mulheres na política e no Judiciário. Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, ela reforçou a importância da equidade de direitos entre os profissionais, independentemente de gênero, a necessidade de frear a violência contra a parcela feminina e a constante responsabilização das vítimas.

A parlamentar fez um paralelo entre episódio recente em que um juiz português inocentou um acusado de crime de violência doméstica e afirmações da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, e da procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Ao participarem do Seminário Mulheres na Justiça, em Brasília, elas apontaram obstáculos sociais à ascensão feminina nos cargos públicos de poder.

“O pensamento que conduziu a corte ao referido parecer, em Portugal, é uma realidade contundente no Brasil, tanto nos ambientes públicos quanto domésticos. Afeta, inclusive, as próprias profissionais do direito. Mesmo as que ocupam os mais altos cargos no Poder Judiciário”, disse Simone Santana, pedindo a aprovação do Projeto de Lei nº 1394/2017, que institui o Dia Estadual da Mulher Advogada.

Conforme enfatizado pela deputada, a Comissão da Mulher também está desenvolvendo a Ação Formativa Mulheres na Tribuna – Adalgisa Cavalcanti para incentivar a participação feminina na política, por meio de atividades de instrução sociopolítica.