
ENCONTRO – Parlamentares estiveram reunidos na 2ª Promotoria de Justiça de Ipojuca com representantes do município, do Ministério Público Estadual e da comunidade. Foto: João Bita
O Pontal de Maracaípe, em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, recebeu a visita de deputados integrantes da Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco e Demais Rios e da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, nesta terça (12). Os parlamentares constataram a degradação ambiental denunciada à Alepe por um morador da localidade.
Antes da visita, os parlamentares estiveram reunidos na 2ª Promotoria de Justiça de Ipojuca com representantes do município, do Ministério Público Estadual e da comunidade. Existem dois procedimentos tramitando no Ministério Público para investigar possíveis crimes ambientais e denúncias de ameaças contra os jangadeiros no Pontal.
Uma das representantes da comunidade, a advogada e ambientalista Roberta Zeppelini, defendeu que se tenha um maior controle do acesso de pessoas ao manguezal de Maracaípe. Segundo ela, os jangadeiros desempenham um papel importante para a preservação do local, mas precisam de apoio do poder público. “Ou se toma uma atitude verdadeira e legítima para o combate a essa depredação do meio ambiente ou aquilo vai acabar e não demora muito não, porque é um estuário, um nascedouro da vida marinha que está sendo destruído pela visitação desordenada”, frisou.
A arquiteta Patrícia Chalaça afirmou que a saída para os problemas sociais e ambientais da região passam por um controle que atenda aos interesses de todos no Pontal. Para ela, as ações devem ser propostas coletivamente e com a participação da comunidade. Acho que tem muito o que a gente pode fazer em Maracaípe, para que o turista seja recebido com qualidade, porque existe um trabalho efetivo sendo feito no local e que precisa de apoio para que possa evoluir melhor”, pontuou.
O prefeito de Ipojuca, Carlos Santana, participou da reunião e também visitou a região do Pontal. Segundo ele, Maracaípe é o segundo ponto turístico mais visitado em Pernambuco, mas o conflito causado por interesses diversos tem trazido prejuízos tanto aos moradores quanto aos turistas. Ele espera que ação desta terça ajude a trazer uma solução para o caso.
O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco e Demais Rios, deputado Odacy Amorim(PT), disse que a visita a Maracaípe foi muito proveitosa. Segundo ele, a participação da Prefeitura, do Ministério Público e da comunidade pode resultar em projetos importantes para a preservação da vida marinha na região. “Vou receber nos próximos dias documentos referentes ao Plano Municipal de Saneamento de Ipojuca para conhecer como é feito o tratamento de esgoto na região”, salientou.
Para o presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Zé Maurício(PP), a visita ao local foi muito importante. “Conhecemos de perto o problema que motivou a denúncia recebida pela Alepe”, destacou. Segundo ele, no dia 20 de abril, o colegiado tem agendada uma reunião com um representante da Secretaria de Patrimônio da União. O objetivo é conhecer detalhes sobre o mapeamento e a localização das áreas privadas do Pontal de Maracaípe. A deputada Simone Santana (PSB) também participou do encontro.