José Queiroz

PDT

José Queiroz de Lima, é advogado formado pela Faculdade de Direito de Caruaru, em 1970, e tem curso de especialização em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, feito no Rio de Janeiro.

Foi indicado para integrar a equipe do General Aguinaldo Almeida, coordenador de planejamento da Prefeitura de Caruaru e titular da Comissão de Desenvolvimento do município (Codeca). Em 1964, ao final da administração de João Lyra Filho, assumiu a direção da Companhia de Água e Esgotos de Caruaru (CAEC).

Em 1976, enfrentou a primeira disputa pela Prefeitura de Caruaru, sendo derrotado por Drayton Nejaim. O afastamento de Caruaru durou até 1978 quando foi eleito Deputado Estadual, com votação exclusivamente local. Em 1982 foi eleito prefeito pela primeira vez e governou até 1988. Disputou o cargo de Senador por Pernambuco nas eleições de 1990, e por menos de 1% dos votos perdeu para o então ex-governador Marco Maciel.

Em sua primeira administração, obteve aprovação popular superior a 90%. Antes de exercer o primeiro mandando de prefeito, já havia sido eleito deputado estadual, em 1978. Chegou a ser líder de seu partido por dois períodos consecutivos na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Filiou-se ao PDT em 1989. Sua representatividade dentro do partido foi confirmada com sua eleição para a presidência do Diretório Regional do partido, em 1991, com 80% dos votos válidos. No ano seguinte, elegeu-se novamente prefeito de Caruaru, e repetiu o desempenho da administração anterior, concluindo seu mandato com uma aprovação superior a 80%.

Em 1997, voltou a presidir o Diretório Regional do PDT/PE. Elegeu-se novamente deputado estadual em 1998, com respaldo de sua atuação como prefeito de Caruaru, sendo, mais uma vez, líder da Bancada da Oposição na Assembleia Legislativa. O deputado dedicou seu mandato à defesa do meio-ambiente, à educação e à discussão das finanças do Estado, além de atuar como presidente da Comissão de Administração Pública na Casa Joaquim Nabuco.

Reelegeu-se, em 2002 e 2006, deputado estadual e no seu 4º mandato foi presidente da Comissão de Justiça, a mais importante da Assembleia Legislativa. Elegeu-se pela 3ª vez prefeito em 2008, com uma votação de quase 100 mil votos. E em 2012, o prefeito se lança, sob a base da Frente Popular, à disputa pela reeleição à prefeitura de Caruaru eleito com 95.668 mil votos, 57,73% do total.

Em 2018 volta a casa do povo na Alepe para exercer seu 5º mandato de Deputado Estadual, para trabalhar ainda mais por Pernambuco, assim como fez em Caruaru.

Ver mais
Nome civil:
José Queiroz de Lima

Naturalidade:
Caruaru - PE

E-mail:
jose.queiroz@alepe.pe.gov.br
Redes sociais:
 
Aniversário:
30/12

Profissão:
Advogado

Telefone:

Atividade Parlamentar


Vídeos do Deputado