João Paulo

PCdoB

João Paulo Lima e Silva é deputado estadual pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Foi o primeiro presidente da CUT Pernambuco em 1988 e também vereador do Recife no mesmo ano. Eleito quatro vezes deputado estadual por Pernambuco, em 1990, 1994, 1998 e agora em 2018. No ano de 2000 foi eleito o primeiro prefeito do Recife pelo Partido dos Trabalhadores (PT), sendo reeleito em 2004. Foi deputado federal de 2010 a 2014. Em julho de 2015, assumiu a superintendência da Sudene no governo Dilma.

A atuação política de João Paulo começou na época da ditadura militar, engajando-se, desde jovem, em movimentos como a Juventude Operária Católica (JOC), comissões clandestinas de fábrica e posteriormente, na Ação Católica Operária (ACO). Em 1978, incentivado pelo mestre Paulo Freire a intensificar os seus estudos nos campos político e social, João Paulo – à época, operário metalúrgico – participou de cursos de capacitação em política sindical na França, Itália, Espanha e em Portugal. Na volta ao Brasil, se engajou no movimento sindical e militou na clandestinidade no Partido Comunista Revolucionário (PCR).

Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores no Estado, sendo o primeiro vereador do PT no Recife. Ao integrar a Assembleia Legislativa, teve destacada atuação no parlamento estadual, sobretudo na presidência da Comissão de Defesa da Cidadania. Primeiro prefeito operário da capital pernambucana, realizou importantes obras em seus dois mandatos à frente da administração municipal, entre elas as ações de contenção de deslizamentos nos morros, o Carnaval Multicultural, a estruturação do Programa Saúde da Família (PSF) e a implantação da Academia da Cidade.

Depois de dezoito anos, João Paulo volta à Assembleia Legislativa para cumprir seu quarto mandato de deputado estadual. Líder do PCdoB, partido ao qual se filiou em 2018, João Paulo pretende trabalhar por proposições legislativas que expressem a defesa dos direitos civis e sociais, como a prioridade para políticas públicas de educação, cultura, inclusão social e desenvolvimento sustentável. Seu mandato será em defesa das lutas e conquistas dos trabalhadores, das mulheres, dos índios, da população negra, LGBTI e da juventude.

O parlamentar tem formação superior em Economia, é professor e tem pós-graduação sobre Relações Sindicais e Trabalhistas e mestrado em Inovação e Desenvolvimento pela Universidade FG, além de técnico em Edificações e Mecânica pela Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam).

Ver mais
Nome civil:
João Paulo Lima e Silva

Naturalidade:
Olinda - PE

E-mail:
joao.paulo@alepe.pe.gov.br
Redes sociais:
 
Aniversário:
31/10

Profissão:
Economista

Telefone:
3183-2162

Atividade Parlamentar


Vídeos do Deputado