
COMENDA – Presidente da Assembleia, Eriberto Medeiros recebeu medalha concedida a personalidades que apoiam o trabalho dos defensores. Foto: Giovanni Costa
A Defensoria Pública de Pernambuco planeja chegar a todas as comarcas de municípios com mais de 30 mil habitantes até maio de 2022. Para isso, realizou solenidade de posse de seis novos defensores públicos, nesta quarta (19), no Recife. O presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), participou do evento e recebeu a Medalha Eduardo Campos, concedida a personalidades do Estado que apoiam o trabalho dos defensores.
O defensor público-geral, José Fabrício Lima, explicou que a interiorização do trabalho, com o apoio da Assembleia e do Governo do Estado, é prioridade da gestão, apesar dos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus. “Isso dificulta sensivelmente a implantação de núcleos de atendimento, já que a nossa atividade é ligada ao contato presencial com o cidadão vulnerável”, afirmou. “Com o avanço do processo de imunização e um novo protocolo nas nossas unidades, esperamos poder cumprir essa meta.”
A nova defensora pública Giovana Leite será lotada em Surubim, no Agreste Setentrional. “É muito importante ser instrumento de transformação social também para a população do Interior, que, muitas vezes, apresenta altos graus de vulnerabilidade, até mesmo pela própria condição hipossuficiente, que costuma ser mais acentuada nessas localidades”, acredita. Na mesma linha, o recém-empossado defensor Bernardo Duarte reforçou o “nobre papel da entidade”: “É poder contribuir com meu conhecimento para que pessoas cujos direitos têm sido cada vez mais tolhidos possam ter acesso à cidadania”, observou.

FOCO – Defensor público-geral, José Fabrício Lima explicou que a interiorização é prioridade da gestão, apesar dos desafios impostos pela pandemia. Foto: Giovanni Costa
A função social da entidade também foi reconhecida por Eriberto Medeiros. “É a guardiã dos direitos da população, principalmente daquelas pessoas que vivem em estado de vulnerabilidade e precisam do serviço jurídico gratuito”, salientou. A homenagem ao parlamentar havia sido anunciada desde o ano passado, mas estava sem data definida por conta das restrições necessárias para evitar a propagação da Covid-19.
O fortalecimento da Defensoria Pública está entre as prioridades do Poder Executivo, informou o governador Paulo Câmara. Ele considerou justa a homenagem feita ao Parlamento Estadual. “A Alepe atua em favor dos pernambucanos, não falta às outras instituições e, em momentos como o que estamos vivendo, ajuda Pernambuco a enfrentar, de forma responsável, esta pandemia.”