Assembleia instala período de autoconvocação extraordinária

Em 06/07/2020 - 17:07
-A A+

EMPENHO – “Trata-se de mais uma assertiva resposta da Casa, que continuará em pleno funcionamento no período reservado ao recesso”, pontuou o presidente Eriberto Medeiros. Foto: Reprodução/Nando Chiappetta

Com o objetivo de manter o ritmo de trabalho do primeiro semestre, quando apreciou diversas proposições relacionadas à pandemia de Covid-19, a Assembleia Legislativa deu início, nesta segunda (6), ao período de autoconvocação extraordinária. Os deputados decidiram pela permanência das atividades no recesso parlamentar – que vai de 1º a 31 de julho –, a fim de que o Parlamento siga deliberando durante o estado de calamidade pública em Pernambuco. 

“Frente aos novos tempos que estamos vivendo, trata-se de mais uma assertiva resposta da Casa de Joaquim Nabuco, que continuará em pleno funcionamento no mês reservado ao recesso”, pontuou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), no discurso que abriu a Reunião de Instalação do período de autoconvocação.

O aumento no número de contaminados pelo novo coronavírus no Interior do Estado, registrado nas últimas semanas, preocupa o parlamentar. “Essa realidade exige dos Poderes Públicos mais diálogo, responsabilidade e cooperação para o enfrentamento desse inimigo que tanto tem impactado a vida dos pernambucanos”, frisou Medeiros, afirmando que o Poder Legislativo está à disposição da população e dos entes federados no que for necessário. 

OPOSIÇÃO – Para Marco Aurélio, momento garante que parlamentares possam “falar em defesa dos municípios e de todos aqueles que representam”. Foto: Reprodução/Nando Chiappetta

O presidente explicou que, durante o período de funcionamento extraordinário, por imposição regimental, as proposições em tramitação na Casa serão submetidas ao regime de urgência, o que implica prazos reduzidos para a apreciação. “Isto não significa qualquer prejuízo aos debates e à construção do diálogo, tão característicos da nossa função parlamentar”, enfatizou. 

Medeiros também destacou o elevado espírito público dos 49 deputados da Alepe, “que fazem prevalecer em quase todas as discussões o consenso, mas sem deixar de reconhecer o valor da divergência, quando necessário”. “Desejo a todos um proveitoso trabalho durante a autoconvocação e reitero o compromisso da Mesa Diretora de auxiliar, no que for possível, para o bom funcionamento deste Poder em tempos tão desafiadores”, concluiu.

As lideranças das bancadas de Oposição e de Governo também se pronunciaram. Primeiro a falar, o deputado oposicionista Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB) declarou que a pauta de projetos a serem votados durante a convocação é fruto de consenso entre os dois grupos. 

“O presidente cumpriu sua palavra, e proposições que não tiveram consenso na Bancada de Oposição não foram incluídas. Só tenho elogios à Mesa Diretora pela convocação e por essa postura”, parabenizou. “Poderemos votar aquilo que for importante para o povo de Pernambuco e também falar em defesa dos nossos municípios e de todos aqueles que representamos no Parlamento.”

GOVERNO – Isaltino ressaltou a produtividade da Alepe na pandemia, mesmo em sistema remoto. Foto: Reprodução/Nando Chiappetta

Líder do Governo, o deputado Isaltino Nascimento (PSB) salientou a produtividade da Alepe mesmo em funcionamento remoto, durante a pandemia, agradecendo aos assessores e servidores da Casa pelo empenho nas atividades: “Temos pessoas nos orientando e fazendo esse trabalho a distância ser possível”.

O governista também saudou o consenso entre as bancadas para o estabelecimento da pauta. “Hoje, só temos um partido, que é o partido do Parlamento”, evidenciou. Nascimento também solicitou um minuto de silêncio pelas vítimas da Covid-19 no Brasil e em Pernambuco.

Discurso – O deputado Tony Gel (MDB) aproveitou o momento para elogiar a atuação da Assembleia no primeiro semestre de 2020, marcado por dificuldades impostas pelo isolamento social e pela implantação de reuniões remotas. “Fomos todos pegos de surpresa pelo vírus, mas conseguimos reunir as condições de atuar de maneira positiva e responsável, graças ao empenho da Mesa Diretora, de deputados, técnicos e assessores”, avaliou. “Foi um gesto de grande maturidade da Alepe”, disse.

ELOGIO – “Estamos prontos para continuar na luta durante o recesso, em defesa dos mais legítimos interesses dos pernambucanos”, disse Tony Gel. Foto: Reprodução/Nando Chiappetta

O parlamentar destacou, ainda, o esforço articulado dos três Poderes em Pernambuco no combate à pandemia. “Os prejuízos trazidos pelo novo coronavírus poderiam ter sido muito piores se não houvesse determinação e coragem para se adotar as decisões necessárias. O trabalho em sintonia das instituições e uma administração responsável foram essenciais”, expôs, assegurando que a postura será mantida ao longo do mês de julho.

“Todos os 49 deputados e profissionais da Casa deram sua parcela de colaboração até agora e estamos prontos para continuar na luta durante o recesso, em defesa dos mais legítimos interesses dos pernambucanos”, finalizou Tony Gel.