
PANDEMIA – Segundo o parlamentar, não tem havido preocupação do Estado em evitar aglomeração social no espaço. Foto: Reprodução/Roberta Guimarães
Medidas que impeçam a propagação da Covid-19 no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE), no Recife, foram cobradas pelo deputado Alberto Feitosa (PSC), no Pequeno Expediente desta quinta (16). Segundo o parlamentar, não tem havido preocupação do Estado em evitar a aglomeração social no espaço, que recebe moradores de todas as regiões.
“Como mostra um vídeo que publiquei ontem (15) nas minhas redes sociais, as pessoas circulavam livremente, descumprindo o isolamento social, o que é muito preocupante”, relatou. Ele ressaltou, entretanto, a importância da continuidade do funcionamento do Ceasa. “O que não pode é haver omissão da Prefeitura do Recife e do Governo Estadual no sentido de disciplinar o acesso ao local e distribuir máscaras, luvas e álcool em gel para quem trabalha lá. Parece existir muito mais atenção à praia de Boa Viagem do que para aquele centro”, observou.
Feitosa também anunciou medidas para acompanhar a atuação do Poder Executivo Estadual em meio à pandemia. Uma delas foi solicitar, em conjunto com a deputada Priscila Krause (DEM), a criação de um colegiado na Alepe para fiscalizar o uso de recursos no combate à doença pelo Governo. “É um pedido em caráter excepcional, que pode ser atendido tanto com uma Frente Parlamentar como por meio de uma Comissão Especial”, informou. A reivindicação foi respondida pelo presidente da Casa, deputado Eriberto Medeiros (PP). Ele explicou que, durante o período de isolamento social, as atividades da Assembleia estão restritas às Reuniões Plenárias e Comissões Permanentes, conforme o Ato nº 1/2020 da Mesa Diretora.
O parlamentar ainda cobrou esclarecimentos do Poder Executivo sobre a realização de exames para confirmação da Covid-19 nas pessoas que morreram. “Queremos saber em quantos casos foi feito o teste, antes ou depois, e se há ocasiões em que não houve. É muito ruim para os parentes não saber a causa da morte”, observou.
Mudança de partido – Alberto Feitosa comunicou que saiu do Solidariedade e ingressou no Partido Social Cristão (PSC). A mudança foi informada oficialmente à Alepe nesta quinta. Além disso, o deputado passará a fazer parte da bancada de Oposição, na condição de vice-líder.