
CALENDÁRIO – PL 248/2019 prevê que os profissionais do ramo das confecções celebrem data na terceira sexta-feira do mês de março. Foto: Nando Chiappetta
A instituição de uma data comemorativa para costureiros, costureiras e alfaiates foi acatada pela Comissão de Administração, na reunião desta quarta (12). O Projeto de Lei nº 248/2019, de autoria do deputado Diogo Moraes (PSB), prevê que os profissionais do ramo das confecções celebrem seu dia na terceira sexta-feira do mês de março.
“A categoria até hoje não tem uma data específica para a comemoração, que fica mudando de ano a ano. Esse dia, inclusive, serve como referência para ser o período para negociar a data-base junto à classe patronal”, explicou o autor do projeto. No texto da proposição, Moraes salienta a importância de “conscientizar a sociedade civil da importância da profissão, principalmente pela existência do Polo de Confecções do Agreste, o segundo maior do País”.
Além dessas, mais duas outras propostas foram aprovadas na reunião: o PL nº 254/2019, de autoria do deputado William Brigido (PRB), que cria a Semana Estadual da Conscientização e Combate à Automedicação; e o de nº 271/2019, de autoria do deputado Antonio Coelho (DEM), que inclui no Calendário Oficial do Estado a Feira e Exposição de Caprinos e Ovinos de Rajada, distrito de Petrolina (Sertão). Outras 18 proposições foram distribuídas para relatoria.